Roscas, ou seja, roscas.
É mais ou menos isso que Artusi diz nas suas receitas número 606 e 607.
Ciambella é uma espécie de rosca, um bolo assado com um buraco no meio. É um doce tradicional da Romagna e, a cada casa que se vai, pode-se perceber uma versão da receita, mas cada qual mais “autêntica” que a outra. Algumas usam anis junto às raspas de casca de limão, outras utilizam vinho branco na massa, ou ainda frutas cristalizadas.
Isso é uma coisa legal e que me chama muito atenção na culinária. É difícil localizar uma receita original e autêntica. Devido a gama de ingredientes ou as infinitas maneiras de preparo muitas receitas possuem diversas versões, e na Itália me parece que isso é mais acentuado devido às regiões e ao apego que cada habitante tem a sua. Não raras vezes leio nos textos sobre história da culinária italiana que “a origem desta receita é disputada por tal e tal região”. O fato é que as receitas vão se adaptando ao paladar de quem as faz e vai passando de geração para geração, ou ainda é influenciada pelo contato com outras culturas e é por isso que muitas vezes encontramos várias versões de uma mesma receita. E para mim este é um dos temperos da culinária.
Ontem estava lendo sobre o Pão de Ló e fiquei encantada com a sua biografia cheia de história e de disputas. Versões que passam das mais simples às mais luxuosas que demonstravam o quanto as famílias que ofereciam o doce nas festividades eram abastadas já que a quantidade de ovos e açúcar que a receita pede não era para qualquer um.
(Abrindo parêntese: tocou a campainha agora e fui surpreendida pela minha vizinha com três pãezinhos de queijo, quentinhos, crocantes! Senhor, obrigada pelos meus vizinhos de porta!!!)
De qualquer maneira buccellato é a ciambella tradicional de Sarzana (Ligúria) e da província de Lucca (Toscana). Retirei esta receita da Scienza in Cucina, o meu livro objeto de pesquisa, do qual me apaixono cada vez mais.
É sugerido que as ciambelle ou os buccellati sejam embebidos em vinho e comidos após as refeições ou ainda no café com leite da manhã.
Fiz meia receita e optei em fazer rosquinhas ao invés de uma rosca grande. Consegui 12 porções.
Ciambelle ossia Buccellati – Rosquinhas
Ingredientes:
500 gramas de farinha de trigo
180 gramas de açúcar
90 gramas de manteiga derretida
15 gramas de cremor de tártaro
5 gramas de bicarbonato de sódio
2 ovos
Casca de 01 limão (ou anis, ou até mesmo cidra cristalizada em pedacinhos)
Pré aqueça o forno a 220º
Peneire a farinha e o açúcar em uma tigela. Faça um buraco no meio da mistura e acrescente a manteiga e os ovos. Amasse bem. Se necessário use um pouco de leite morno para a massa ficar mais homogênea. Depois de bem amassada acrescente as raspas de limão, o cremor de tártaro e o bicarbonato. Trabalhe bem a massa para incorporar os ingredientes de maneira uniforme. Divida a massa em duas partes. Molde como roscas e coloque em uma assadeira untada com manteiga. Asse por 35 minutos.
Que imagem caprichosa!!! Já virei milhares de vezes e ela teima em ficar assim. Então que fique!!! |
Se você gostou do post comente e compartilhe
com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na
cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.
Olá Carla
ResponderExcluirSou jornalista, trabalho para a Revista Sabores do Sul, e preciso entrar em contato com você. Como não tem e-mail no seu blog, gostaria que você me passasse seu e-mail para que eu possa concretizar o contato. Nosso e-mail arte@revistasaboresdosul.com.br.
Obrigada
Hmmm! Na hora do lanche, ver esta receita, que delícia! Parabéns pelo blog! Esta eu vou fazer!
ResponderExcluirAbraços
Ai que vontade!!!
ResponderExcluirSou da Família Artusi
ResponderExcluire vendo essas receitas agora entendo que pode ser do sangue mesmo a comida maravilhosa que minha família faz :D
abraços!!
Fabiula Regina Artusi
Fabiula,
ResponderExcluirQue legal, você é uma artusiana! Não tenho dúvidas sobre a genética culinária da família...rs.
Como você viu, sou uma apaixonada por Artusi. Adoro o estilo dele de escrita, valorizo as receitas que ele publicou e compartilho muito do pensamento sobre o que é culinária que ele deixa claro em seu livro.
Terminando as férias vou me dedicar mais a ele aqui no blog e publicar minhas teorias e observações sobre, e claro, mais receitas.
Espero que goste.
Abraço.
Ciao!
ResponderExcluirChe blog meraviglioso
e quindi rifai tutte le ricette dell'artusi? :)
Anche noi!
In un anno... alla Julie and Julia project!
Possiamo aggiungerti ai sostenitori?