Ontem a Milla, do Fica, vai ter sobremesa, comentou que faria cuscuz. Quando li isso lembrei, na minha memória perturbada por um nocivo anti-gripal que me deixou bem grogue, que eu havia comprado, há mais ou menos uns 6 meses, uma caixinha de couscous.
Fui vasculhar no fundo do armário e encontrei a caixa intacta. Fiquei pensando do porquê ainda não tinha feito, já que no dia em que vi no mercado me grudei na embalagem como se aquilo fosse o último alimento da face da terra. Não sei. Deve ser a mesma motivação que faz a gente comprar aquele vestido cor de laranja que custa uma fortuna e que fica no armário esperando o dia de São Nunca para ser usado. Homens, não tentem entender.
Pois enfim, na minha preguiça de ontem associada à ideia de não comer nada muito pesado, decidi me animar e fazer o bendito couscous.
Sabia que o Artusi trazia uma receita. Fui verificar e me desanimei, pois a receita que ele apresenta é uma cheia de carne, ovos e não sei mais o que. Demais para mim. Mas a receita é basicamente a mesma, tirando claro, quase todos os ingredientes.....rssssss.
"O cuscuz é um prato árabe, que os descendentes de Moisés e de Jacó levaram pelo mundo nas peregrinações deles, mas, quem sabe, quantas e quais as modificações terá sofrido no tempo e pelo longo caminho percorrido." Artusi.
Fui para um outro livro e achei o que me agradou. Eis aqui:
Cuscuz de legumes assados e ervas
(do livro 200 receitas fáceis de fazer)
Ingredientes
500 gramas de abóbora sem sementes cortada em cubos
04 abobrinhas em cubos
01 cebola cortada em pedaços grandes
75 ml de azeite de oliva
200 gramas de cuscuz
250 ml de água quente
250 gramas de tomates-cereja cortados ao meio ou em rodelas
02 colheres (sopa) de contro fresco, o2 de hortelã e 02 salsa picados - Usei salsa, manjericão e tomilho
Suco de 01 limão
Sal e pimenta
Pré aqueça o forno a 220ºC
Coloque a abóbora, as abobrinhas e a cebola em uma assadeira com 02 colheres (sopa) de azeite. Tempere com sal e pimenta, misture bem. Leve ao forno e asse os legumes por 25 min. ou até ficarem macios. Enquanto isso, coloque o cuscuz em um refratário e coloque a água quente. Cuba com um pano limpo e deixe descansar por 05 minutos. Separe os grãos com um garfo, misture os legumes assados, o tomate e as ervas. Misture o restante do azeite, o suco de limão, sal e pimenta a gosto e tempere o cuscuz.
Eu acho que vi um gatinho... |
Se você gostou do post comente e compartilhe
com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na
cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.
adoro esse prato, sempre faço versões vegetarianas dele e faz o maior sucesso. aliás, fiz semana passada, tava morrendo de vontade! desses surtos que dão na gente!
ResponderExcluirNão tive como não me lembrar do filme "O segredo do grão" vendo essa receita de cuscuz...já assistiu?
ResponderExcluirMe pareceu muito bom o seu cuscuz...vou tentar uma hora dessas =)
Adorei: "homens, não tentem entender."
Parece eu agarrada no Óleo de Gergelim em pleno Zaffari.
Haha.
Bjs minha querida.
Carlinha, culinária árabe é a minha preferida! Amo tudo, os doces então...acho uma perdição. Tem quem ache muito doce, mas eu amo! Mesmo quando faço pratos italianos acabo me rendendo a uma pimenta síria ou algo do tipo rsss. Mas acredita que nunca fiz o couscous marroquino?? Agora que servi de inspiração pro teu couscous (que ficou lindo)...vou criar vergonha na cara e fazer um aqui também :)
ResponderExcluirCarla, para ser bem sincera não é o prato que mais me agrada, mas gostei imensamente da sua receita e o visual do prato me deixou mais animada ainda. Taí acredito que deste eu iria gostar.
ResponderExcluirBjo
Fê
Delícia!!!!!!!!! Salivei, Carlinha!
ResponderExcluirBeijocas,
Cintya Maria
Oi Carla,
ResponderExcluirAdoro cuscuz com legumes! ficou uma delícia.
Bj,
Lylia
Carlinha, amei seu couscous !Super lindo e coloridissimo! Tb quando achei no supermercado uma caixinha dele, eu grudei e fiz uma vez, mas confesso que depois não sei o que houve,desanimei, esqueci do coitado..hahaha agora com sua postagem me animei a "resgatá-lo" do armário! :) Você é uma pessoa doce e maravilhosa!Muito bom ser sua amiga! Beijão! Tê
ResponderExcluirCarla, que maravilha de couscous. Ficou super colorido e lindo, adoro esse a base de legumes. Saudável e apetitoso. Amei...bjokas
ResponderExcluirEu nem vou comentar a receita pq já sei que ficou gostosa. O que eu não posso deixar de comentar é sobre o tal vestido laranja. Confessa... ele tá mesmo esperando no guarda-roupa e esse comentário foi só a deixa pra justificar o ato insano, né? kkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirAgora que já tirei sarro com tua cara, comento. Comida árabe é muito boa! Adoro. Aliás, adoro comida do oriente médio e mediterrâneo. Eles sabem realmente temperar.
Carla, adorei o "mas a receita é mesma, tirando todos os ingredientes", hehehe. Pelo menos o cuscuz foi o mesmo, rs. Gostei mais dessa sua versão com legumes, parece ser bem mais leve que a do Artusi, que deve ter sido um cara bem comilão :-) Beijos!
ResponderExcluirPessoal,
ResponderExcluirEu me surpreendi com o cuscuz. Eu conhecia aquele brasileiro que se faz com fubá numa panelinha diferente, a cuscuzeira, é isso?! Pois bem, desse eu não gosto muito, não. Mas esse, que é o marroquino, eu adorei. Gostei muito dos legumes, do limão, das ervas. Ficou um prato super leve, super verão. Eu recomendo mesmo! Além disso, acho que a abóbora deu um "tchã" na coisa. Ela, entre os outros ingredientes, dá uma outra textura... Enfim, me surpreendi e vou adotar o cuscuz no meu dia-a-dia.
Obrigada pelos comentários. Vcs são uns queridões. Beijos
Eu sou filhota de nordestinos, e o cuscuz de lá beemm diferente, e é também uma delícia, mas esse teu, ai... vou ter que dar um jeito de achar esse couscuz por aqui também. rs
ResponderExcluirXerinhos, bonita!
Paty
Carla, que delicia! Eu adoro cuscuz marroquino. Sempre faço uma versão com grão de bico, mas da próxima vez que fizer vou experimentar a sua. Vai até abóbora. Adorei :)
ResponderExcluirBjos
Tania
maravilloso couscous! Me encanta y me encanta tu blog, así que me quedo aquí a seguirte!
ResponderExcluirUn beso grande desde Madrid,
Nieves.
http://igloocooking.blogspot.com
Carla, apesar de nordestino, também não sou muito chegado no cuscuz de milho. Como, mas não está na lista dos meus prediletos. Existe aqui também o cuscuz feito com tapióca. É doce e servido com leite de côco e/ou leite condensado. Vou descolar a receita pra postar lá no blog.
ResponderExcluirBeijão.
Túlio
Ah couscous é sempre uma delícia.
ResponderExcluirAgora fiquei com uma fome...hummmm!
Beijos
Oi Carla,
ResponderExcluirnunca como cuscuz assim. Minha mãe faz cuscuz branco ou amarelo com leite de coco! Conheci seu blog através do facebook, adoro acompanhar blogs de gastronomia, já estou te seguindo! Convido você a conhecer meu blog, o Batalha Gourmet, faço indicações de restaurantes.Passa lá!
Bjs
http://batalhagourmet.blogspot.com
Adorooooo couscous!!! esta receita vou experimentar com certeza Carla...
ResponderExcluirbju
Olá, Carla! Adorei a receita, sempre preparo couscous, é muito prático! Estou conhecendo seu blog agora, já deu pra notar que tem personalidade. Beijinho!
ResponderExcluirAdoro coucous! Mas nunca experimentei com legumes assados, adorei esta dica.
ResponderExcluirbeijinhos
Essa saladinha é uma delicia! Bjs
ResponderExcluirOI Carla!
ResponderExcluirMorri de rir com a história do vestido laranja, sabe por que? Por que eu já comprei um e está no meu armário...foi usado 2 vezes...e longe daqui...rsrsrsrs.
Querida, eu também estou com uma caixinha de couscous no armário e vendo sua receitinha me lembrei que também tenho vegetais lindos na gaveta da geladeira, portanto, com sua inspiração já tenho meu almoço de amanhã decidido.
Beijos para você e boa semana!