Depois de uma semana bem tensa e dolorosa voltei para casa e dormi. Dormi ouvindo Zeca Baleiro como se não tivesse nada para fazer. Cansaço, almoço, frio, edredon e um choro silencioso causado pela dor das fatalidades desse mundinho de meu deus. Duas horas de sono profundo que me situaram no mundo novamente. Acordei não mais feliz ou conformada, mas determinada.
Decidi reabastecer a dispensa e a geladeira. Disse para o marido que teríamos janta-mata-frio, e liguei para um casal de amigos convidando-os para o almoço de amanhã.
Além da lista de sempre comprei uma panela de pressão, goiabada e....flores para casa. Quero cozinhar, cozinhar, cozinhar. Quero fazer pão, risoto, assados, sobremesas, saladas, compotas, biscoitos. Preciso cozinhar. Preciso me (re)apropriar das panelas. Preciso dos meus temperos. Preciso postar, fotografar, escrever.
E comecei agora:
Sopa creme de aipim
Ingredientes
500 gramas de aipim cru
100 gramas de linguiça calabresa
02 cebolas médias
03 dentes de alho
Sal e pimenta a gosto
Cozinhe o aipim até ficar bem macio. Enquanto o aipim cozinha pique a calabresa, a cebola e o alho em cubos mínimos, bem pequenos. Em uma panela grande refogue a calabresa (se achar necessário coloque um pouco de azeite), coloque a cebola e o alho e deixe dourar cuidando para não queimar a cebola. Este refogado deve resultar bem dourado. Reserve. Quando o aipim estiver cozido bata no liquidificador com boa parte do líquido do cozimento. CUIDADO: cautela neste processo. O aipim estará quente!!!! Coloque este creme na panela do refogado em fogo baixo e mexa bem para incorporar o sabor. Tempere com sal e pimenta do reino moída na hora. Sirva quentíssimo!
Se você gostou do post comente e compartilhe
com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na
cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.
Que delicia de receita e combina tanto com esse tempo que faz agora. Eu vou é testar a receita é amanhã. Já coloquei na lista de compras aipim. =)
ResponderExcluirbonita foto, bonito pão...
ResponderExcluirVou comprar aipim e farei =) que pão lindo esse, foi vc mesma que fez?
ResponderExcluirE volte, volte com tudo que tu te permitires. A cozinha é a melhor terapia.
Bjs
Oi Carla.
ResponderExcluirGostei do Blog. Muito legal.
Olha, se quiser incrementar esta receita, frite junto com a calabresa um pouco de charque. E em vez de fritar a cebola e o alho, adicione-os próximo do fim do cozimento do aipim junto com um tomate e bata tudo no liquidificador. Eu costumo colocar um pouco de coentro também, mas aí vai do gosto de cada um. É o bom e velho Caldo de Aipim ou, Vaca Atolada, como alguns chamam. :o)
Carla, amei essa receita! Estou com um saco de aipim aqui na geladeira, vou fazer nessa semana! bjs
ResponderExcluirObaaaa, mais uma gaúcha pra engrossar o time hehehehe descobri o seu blog pela Débora e adorei! Já estou seguindo! Quando puder, dá uma passadinha lá no meu.
ResponderExcluirwww.nossacozinhadani.blogspot.com
Beijos!
Débora, se tem um saco de aipim aí, transforma em escondidinho. :O)
ResponderExcluirHummmm!Só de olhar o teu blog me deu água na boca!Bjs.Tati
ResponderExcluirVou prepararpara o jantar de hoje.... esta tua receita de Creme de aipim...Depois te conto...beijos!
ResponderExcluirDelícia, já sei o q fazer p janta hj,
ResponderExcluirObrigada, Bjus
Super delícia
ResponderExcluir