Acho que todos já perceberam que simpatizo muito com a confeitaria artusiana. Basta observar a quantidade de receitas doces que já executei do Artusi e comparar com as salgadas. É um desfile de passas, frutas cristalizadas, manteiga, ovos, farinha, amêndoas, nozes...Sal que é bom, quase nada.
Mas hoje decidi dar uma chance aos "erbaggi e legumi": peguei o livro, uma abobrinha e fui para a cozinha.
A quantidade de ingredientes você adapta conforme a sua vontade: quanto mais abobrinhas, mais molho, mais queijo...
Tortino di zucchini - Artusi 445
Ingredientes
Abobrinha italiana
Molho bechamel (receita aqui)
Queijo parmesão ralado
Manteiga
Sal, pimenta, noz moscada
Pré aqueça o forno a 250°C.
Corte a abobrinhas em pedaços não muito pequenos. Em uma frigideira, em fogo alto, coloque um pouco de manteiga e refogue a abobrinha até que fique dourada. Ela não deve desmanchar, apenas "pegar uma cor". Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Coloque em um prato refratário, polvilhe queijo parmesão e cubra com o bechamel. Leve ao forno por 15 minutos. Sirva quente, como acompanhamento de carnes.
Se você gostou do post comente e compartilhe
com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na
cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.
Oi Carla! td bem?
ResponderExcluirMe desculpe a demora para visitar o seu blog... =S
Adorei suas receitas e o seu "jeito Italiano de ser". Eu tenho descendência Italiana e por isso, me identifiquei muito com o seu blog! Ainda bem que fazemos parte daquele grupo (no Face). Quanto blog bom eu desconhecia...
Enfim, já estou te seguindo e espero visitá-la com mais frequência!
Parabéns pelas receitas!
Beijocas,
Cintya Maria
Compartilhamos
Adorei! As 3 abobrinhas que tenho em casa já têm seu destino marcado! E com noz moscada caprichada, que eu adoro!
ResponderExcluirAproveito e sugiro um post: que tal algo sobre temperos, como usar, armazenar, comprar?
Essas coisinhas que a maioria dos livros de receita não conta, e que fazem toda diferença no sabor.
Um abraço!
Ai que delícia. Eu adoro abobrinha, acho um legume muito versátil!
ResponderExcluirBeijos
Sou uma abobrinha-maníaca! Concordo com a Fla, ela é muito versátil. Este prato que tu apresentou é um belo acompanhamento. Beijão, Ju
ResponderExcluirVim agradecer e retribuir sua visita ao EternosPrazeres, aproveito para deixar meus cumprimentos pelo delicioso blog, deixar meu abraço e desejar muito sucesso!
ResponderExcluirRenata
www.eternosprazeres.com
Carla, isso deve ter ficado um pecado de bom! Adoro Zucchinis, se pudesse (e encontrasse por aqui)comeria todos os dias :)
ResponderExcluirUm beijo, Queila
Carla, abobrinha é essencial aqui na cozinha. Muitas vezes compro só pra ter algum legume 'reserva' na geladeira. Adorei a sua sugestão, vai pra lista!
ResponderExcluirBeijo!
Aqui em casa a formigona é o marido, mas ele mesmo pede pra não fazer nada, pq se fizer, ele devora! rs Sou mais chegada ao salzinho, e como adoro abobrinha, essa receita cairá mega bem pro almoço com a cunhada! ;oD
ResponderExcluirXêros, frô!
Paty
Olá Carla, vim agradecer sua visita e conhecer sua "Cusina Artusiana" e gostei muito, boa comida, lindas imagens,me deliciei passeando pelo seu blog.Acho maravilhoso a oportunidade que temos em poder conhecer gente interessante como você. Enfim, voltarei sempre.
ResponderExcluirBjs
Engraçado como são as coisas: há uma transmissão de pensamento rolando por aí rs. Resolvi investir na abobrinha italiana essa semana e já estou na 3a receita enviada por newsletter! Bom demais!
ResponderExcluirBeijinhos
Jô