Desde ontem estou super indisposta. Deve ser um resfriado, com dor de garganta, febre e renite. Tudo junto misturado.
O fato é que não tenho vontade de fazer nada, de comer nada. Só beber, beber, beber... água, que fique claro! Mas sei que preciso comer uma "coisinha de sal", como diz minha mãe. E foi pensando no que ela faria para mim, caso estivesse com 10 anos de idade, que me inspirei para fazer a única coisa que me apetece em dias assim: purê de batata.
Tem coisa mais de mãe de filho adoentado do que purê de batatas? Para mim, está no mesmo patamar que bolachinha de água e sal com guaraná. Lá em casa, quando pequenos, sempre que ficávamos doentes era purezinho. Se mal do estômago, bolacha e guaraná.
(Parênteses: prestem atenção na alfinetada que Artusi dá sobre o uso de termos franceses na culinária italiana.)
Passato di Patate - Artusi 443
Na Itália, se não falar francês, especialmente em relação à moda e a culinária, ninguém os compreende; portanto, para ser entendido, devo chamar este acompanhamento não de passato de..., mas purée de... Ou, mais afrancesado ainda, batatas mâchées.
Ingredientes
500 gramas de batata
50 gramas de manteiga
1/2 xícara de leite integral ou creme de leite - Usei nata, porque gordura pouca é bobagem.
Sal a gosto.
Cozinhe as batatas com casca até ficarem macias. Retire da água, descasque e passe pelo espremedor. Misture a manteiga e o leite (ou creme de leite) e misture bem. Tempere com sal. Se desejar, use alguma erva fresca picada. Eu usei tomilho.
Se você gostou do post comente e compartilhe
com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na
cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.
Melhoras pra ti guria, esse calor tb não ajuda muito ne?
ResponderExcluirAmooooo purê. Purê com qualquer coisa vai bem!
E Artusi, viu, não deixava barato não =)
Bjs
Pra mim o mundo poderia acabar em purê de batata e pão. Amooooooooooooooooo!!
ResponderExcluirOi minha flor se aqui estivesse te arribava em dois tempos. Sei de um cremezinho de fubá que dá um revigorada em qualquer doentinho.
ResponderExcluirEsse purê está convidativo!
Beijinhos e melhoras.
Carla melhoras para você, tenho certeza que este purezinho com gosto de mamãe deve ter reconfortado o corpo e a alma.
ResponderExcluirBjo
Fê
Carla,
ResponderExcluirMelhoras..., o purê pode não ajudar mas aumenta o conforto, devia estar delicioso.
Beijo
Vânia
Oi Carla,
ResponderExcluirmelhoras... o purê está com uma aparência ótima!
Bjs
http://www.batalhagourmet.blogspot.com
Carla, purê desce fácil e não pesa no estômago, espero que você não vá precisar mais dele :-) Nunca tinha visto ninguém fazer purê (passato, desculpa Artusi!) de batatas como a gente faz lá em casa. Explico: a maioria das pessoas que conheço, pelo menos aqui na minha área, espreme as batatas cozidas e volta com elas para a panela para "temperar". Você misturou o leite e a manteiga fora do fogo, né? Sabia que minha mãe não tinha tirado isso do nada, rs. Beijinho!
ResponderExcluirPure sempre cai bem... adoro :)
ResponderExcluirmelhoras pra ti Carlinha... beijos
Carla, espero que você melhore logo!
ResponderExcluirPurê de batatas está entre os meus favoritos. Gosto daquela versão de comida de criança pequena: arroz, feijão, purê de batata e carne moída. Ai que delícia!
Há pouco tempo atrás aprendi num dos blogs amigos a colocar noz moscada em pó no purê de batata (minha receita era idêntica à sua). Menina, fica um LUXO! Já provou? Também fica 10 com pedacinhos de queijo (que ficam derretendo no purê quentinho.. nham) ou com queijo parmesão ralado! Uia!
Beijos
Carlinha vc me fez recordar do tempo em que minha pequenita filha a anos atras, (sim agora ela tem 27 anos) ficava dodói, era purê na certa. E diga-se de passagem esse seu purê acabava com meu resfriado em 3 tempos. Que delicia...hehe
ResponderExcluirEstimo suas melhoras, e se vc ficar com gripe e tosse, tome chá de casca de Jatobá, vc encontra em casas de ervas, é natural e cura uma gripe, ou tosse em 2 dias.Vai por mim. Bjos querida
Quando eu era criança, pirê de batata (era assim que eu chamava) era meu prato preferido!
ResponderExcluirQueridos! Vocês todos são uns queridos! Uns amores!
ResponderExcluirObrigada pelos carinho cheio de vitaminha C!
Beijos,
Carla Maicá
Hehehehehehehe eu adoro purê de batata doente ou não hehehe e quando fico doente, é uma ótima desculpa pra comer ele sozinho hehehe
ResponderExcluirMenina, melhoras pra ti, viu? Cuida que estamos bem na época de "peste" por causa desses choques térmicos com ar-condicionado e rua. Beijos!
Carlinha melhoras lindona!! Eu adoro purê de batatas, não pesa, combina com tudo e eh delicioso!! Adorei!! E vc se cuida hein! Faz um cházinho de cravo,canela e gengibre e toma várias vezes ao dia! É tiro e queda! beijoos Tê
ResponderExcluirAi Carlinha, espero que você já estaja bem :)
ResponderExcluirAcho você uma pessoa de bem e super dedicada. Onde foi que você arranjou coragem para cozinhar com um mal estar desses?!!!
Agora. Com certeza foi um purê de batatas super revigorante :))
Um beijooo,
Queila
Eu sempre faço dessa maneira, e é sempre muito rico e delicioso
ResponderExcluirabraço
Daniel Deywes
http://feitonahora.blogspot.com
Oi Carlinha!!!
ResponderExcluirAi que delicia!!!Vou fazer!
Bjkassssssssss!!Eliane(Lili Teretete)