Esse post entra na categoria "não receitas", pois é mais uma dica do que qualquer outra coisa. Eu a achei no livro da Marcella Hazan, que já falei aqui.
É tudo muito simples, mas alguns detalhes farão toda a diferença. Por exemplo, o cozimento do brócolis. Eu fico muito louca da cara quando vou comer um legume como brócolis ou cenoura e percebo que ele está muito, mas muito macio. Tão macio que se apertar com o garfo começo a fazer um purê. Brócolis, cenoura e couve-flor devem ficar tenros e com suas cores vivas. Eu gosto de morder esse tipo de legumes e sentir o "croc croc".
Para isso, o que costumo fazer é cozinhar no vapor por 05-07 minutos. Eu fico com pena de branquear (colocar em água fervente por alguns minutos e depois dar um choque térmico com água fria para acabar com o cozimento), pois quando vejo a água com as cores do alimento na panela fico com a sensação de que todos os nutrientes ficaram ali também. Pode parecer besteira, mas eu sou adepta do cozimento a vapor. Acho rápido, econômico, não dá muita bagunça e fico com a sensação que os nutrientes estão onde deveriam estar.
Outro detalhe é o alho. Na hora de refogá-lo na frigideira, tem de ter cuidado para ele não queimar. Se ele ficar com uma cor muito escura, já era, fica muito amargo. Então, tem que ficar atento, pois o alho é muito delicado e queima muito fácil.
Depois disso tem outros detalhes como o quanto é fresco esse brócolis e a qualidade do azeite que você vai usar. Quanto mais simples a receita, mais atenção você deve fazer à qualidade dos ingredientes!
Brócolis com azeite de oliva e alho
Ingredientes
Brócolis frescos
Azeite de oliva (para 500-700 gramas de brócolis, 1/4 de xícara de azeite)
Alho (bastante) bem picadinho
Salsa fresca picada
Sal a gosto.
Depois de cozinhar os brócolis, deixe escorrer para eliminar o excesso de água. Enquanto isso, refogue o alho no azeite, e quando começar a dourar coloque os brócolis. Tempere com sal e acrescente a salsa picada. Com cuidado mexa a frigideira para que o tempero incorpore em todos os pedaços. Cozinhe por mais ou menos 02 minutos e sirva imediatamente.
HUm... adoro. E o seu ficou de dar água na boca.
ResponderExcluirDelicioso.
bjo
Ah esqueci de falar gostei muito da dica do tempo de cozimento no brocolis nunca acerto o tempo certo.
ResponderExcluirbjo
Fê, que honra, a aniversariante do dia comentando no Cucina..rsss.
ExcluirÉ tão simples e tão bom, né?! O detalhe para mim está no cozimento mesmo.
Beijos para você e felicidades!!!!!
que Brócolis lindo, a cor ficou fantástica!
ResponderExcluirTeresa, até eu me apavorei! Ficaram tão verdinhos, tão íntegros! hahahahha.
ExcluirBeijos e obrigada pelo comentário.
Carla, a cestinha para cozinhar a vapor é minha grande companheira, já fiz até postagem sobre ela. Se você tem pena do brócolis, imagina a beterraba, a água vai embora vermelhinha! Só no vapor, mergulhada na água não dá. Brócolis verdinho, crocante e cheinho de alho (humm), ótimas dicas! Beijo!
ResponderExcluirBah, Adri, não tinha me ligado na beterraba. Aliás, faz pouco tempo que comecei a ir com a cara dela. Ontem mesmo comprei algumas só de birra. Nem sei o que farei com elas ainda.
ExcluirUm beijo!
Que diferente, eu adoro brocolis, vou tentar amanha mesmo no jantar. Estou organizando uma blogagem coletiva de receitas com o tema "receita de amiga", pode ser uma receita que te lembre uma amiga ou de um blog amigo, post novo ou já publicado. Quer participar? Passa la no blog pra ver como esta sendo legal! Bjos
ResponderExcluirwww.larissatododia.com
Verdade, Carlinha. Cozinham demais, sempre. Inclusive o coitado do chuchu, que ficou famoso por não ter gosto de nada, porque sempre cozinham o miserável demais. Beijo!
ResponderExcluir