Tentar saber os nomes das massas recheadas italianas é praticamente andar em círculos. O que são ravioli em uma cidade podem ser tortelli em outra. Já os tortelli dependendo do tamanho podem ser chamados de tortellini em Parma mas não em Modena...Quando comecei a traçar os nomes e variantes das massas recheadas me dei conta que eu estava na mesma situação de quando li Cem Anos de Solidão: fazendo uma árvore genealógica daquelas bem confusas, com os nomes dos filhos iguais aos dos pais acrescido de um nome dos avós e que, daqui a pouco, você já não sabe mais quem é quem. Assim é tentar saber o nome das massas recheadas italianas.
Ontem, quando decidi fazer massa, usei um dos vários cortadores que trouxe da Itália e confesso que não sei se este corte tem nome. E, como era domingo, não fui muito atrás da informação para embasar este post. Ah, gente, era domingo!
A receita para a massa fresca você encontra clicando aqui. Usei 250 gramas de massa (200 gramas de farinhas e 2 ovos. Sobrou um pedaço de massa)
Para o recheio usei um refogado de radicchio, um planta da família das chicórias e originária do norte da Itália. A variedade que usei foi a cicoria palla rossa [chicória bola vermelha], que como diz o nome é o radicchio em formato redondo. As folhas amargas podem não agradar a todos, como por exemplo, meu marido que é bem chatinho "para essas coisas que vem da terra", então, para dar uma amenizada e enganar o paladar do fofo, acrescentei um tanto de nozes trituradas no recheio.
Ripieno di radicchi e noci
Ingredientes
400 gramas de radicchio rosso
50 gramas de nozes trituradas
01 cebola média picada
03 colheres (sopa) de azeite de oliva
20 gramas de manteiga
Sal e pimenta a gosto
Lave folha por folha do radicchio em água corrente e corte em pedaços pequenos. Em uma panela refogue a cebola no azeite de oliva e acrescente o radicchio. Mexa um pouco, tempere com sal e tampe a panela por alguns minutos, não é necessário acrescentar água. Acrescente as nozes e a manteiga e mexa para incorporar bem. Corrija o sal e tempere com a pimenta a gosto.
Para rechear a massa deixe o refogado esfriar.
Abra a massa finamente - usamos a espessura 7 da Markato, e coloque a quantia desejada de recheio conforme o corte que você vai fazer, cuidando para que este recheio fique centralizado, fazendo com que não "fuja" pelas bordas na hora do cozimento. O que estiver pronto coloque sobre um pano de prato limpo e cubra com outro. Cozinhe em água fervente. Para o molho escolha algo não muito marcante. Eu optei por manteiga e ervas.
Se você gostou do post comente e compartilhe
com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na
cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.
Além de lindos, ficaram com uma aparência deliciosa, salivei, ainda mais que está na minha hora de almoço! Gostei do seu cortador, e você é muito chique viu?
ResponderExcluirBjs
Carlinha, que especial essa massa e o recheio bastante original, adorei!
ResponderExcluirHum, com um bom vinho pra acompanhar é tudo de bom!
Seja lá de que família for...rsrsrs é fabulosa essa receita!
Bjinhos carinhosos. Re
Nunca comi dessa massa ,ficou linda e com um recheio delicioso.
ResponderExcluirbjs
Carla ficou lindo toda vida! Deve ter ficado delicioso também. Adoro folhas amargas :-)
ResponderExcluirNossa, Carla! Esse foi de babar, literalmente! Parabéns! E acredite se quiser, eu adoro radicchio! <3 Beijão
ResponderExcluirqualquer que seja o nome da massa, ficou com uma cara ótima. e o recheio promete...
ResponderExcluirabraços, e parabéns.