Carne não costuma muito dar as caras por aqui mas, com o marido almoçando mais vezes em casa, ela tem se feito mais presente no nosso dia-a-dia. Muitas vezes o meu almoço se resumia em salada com ovo, ovo com pão, ovo com ovo... Quase um lagarto eu era. Não posso mais apenas saltear uns legumes ou comer uma saladinha despretensiosa com atum. Agora tenho que buscar meus instintos mais primitivos e trabalhar com carne.
E, como meu repertório com carne não é dos maiores, quando vejo uma receita para carnívoros já marco para fazê-la. E foi assim com essa receita que vem do Artusi. Primeiramente achei o nome interessante: filé à parisiense, "que chique!", pensei, depois que li a nota do Alberto Capati e vi que está mais para brega do que para chique, decidi que seria o almoço, pois tem dias que só uma breguice gostosa salva, até porque, não tem como ser descolada cozinhando todos os dias em casa. Ah, não tem mesmo!
"A locução à la parisienne na França, no inicio do século XIX, refere-se a diversos preparos: de guarnições e tipos de corte, como de batatas para serem fritas, por exemplo, a saladas temperadas de formas diversas. O seu uso na Itália banalizou de tamanha forma as receitas que por essa razão a denominação alla parigina é evitada pelos mestres e pelas mesas elegantes."
Nota de Alberto Capatti para a receita no edição comentada pelo mesmo da "Ciência na Cozinha..."
Filetto alla parigina
Ingredientes
Medalhões de filé
Manteiga
Azeite de oliva
Sal e pimenta a gosto
01 colher (sopa) de farinha de trigo
Caldo de carne caseiro (ou caldo de legumes)
Salsinha picada - usei tomilho
Coloque a manteiga em uma frigideira com um fio de azeite, leve para o fogo alto. Quando estiver quente sele os medalhões de filé, deixando dourando dos dois lados. Tempere com sal e pimenta.
Retire os medalhões da frigideira e reserve. Na mesma frigideira coloque a farinha e misture rapidamente. Aqui o princípio é o mesmo que o do molho bechamel: quando a gordura da frigideira for incorporada à farinha, adicione o caldo, misturando sempre para não criar grumos. Essa mistura resultará em um creme castanho cheio do sabor da carne anteriormente selada. Derrame o molho sobre os medalhões e, sobre eles, salpique salsinha picada.
Se você gostou do post comente e compartilhe
com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na
cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.
Ficaram fantástico ,vou levar a receita pois os homens cá de casa vão adorar.
ResponderExcluirBom fim de semana
bj
Gostei muito da receita, o file parece muito bom hein, suculento.
ResponderExcluirEsse molho já tem nome?
Baby Back Ribs
Abs