Mais uma para entrar na categoria "não receita" de tão simples que é.
Vem lá do Artusi e, o mais engraçado é que a nota de pé de página desta receita é muito maior do que a própria. Nota não de Artusi, que este não era dado a muitas delongas quando não era preciso, mas de Alberto Capatti, seu pesquisador, que acaba fazendo diversas considerações sobre a "onomatopeia" do crocante e de como essa receita se difundiu por boa parte da Itália.
Como hoje estou mais simples que estes crocantes, vamos direto ao que interessa.
Nas orientações de Artusi uma é a mais importante: a cor do açúcar deve resultar cor canela, caso contrário, fica amargo.
Croccante - Artusi 617
Ingredientes
120 gramas de amêndoas
100 gramas de açúcar
Prepare uma superfície (papel manteiga, papel alumínio) untada com manteiga.
Tire a pele das amêndoas e corte-as em pedaços - você pode triturar mais, eu optei em cortar em quatro, ao comprido-, e coloque por 5 minutos em forno quente para secar. Cuide para que não torre. Enquanto isso coloque o açúcar em uma panela pequena e coloque em fogo baixo. Quando o açúcar derretido começar a escurecer (lembre-se: cor de canela), incorpore as amêndoas e mexa bem. Ideal aqui é o uso de uma colher de pau. Misture bem para que todas as amêndoas sejam carameladas. Faça pequenas porções na superfície untada e espere esfriar.
Artusi sugere outra alternativa: depois de secar as amêndoas, triture-as e, na hora de colocar à calda de açúcar, coloque também um pedaço pequeno de manteiga.
Se você gostou do post comente e compartilhe
com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na
cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.
de encher os olhos! delícia!
ResponderExcluirCarla querida, tá aí mais uma coisinha que adoro...tudo que é crocante!
ResponderExcluirTem um lindo e saboroso aspecto!
bjs
Fiz aqui mas nem deu tempo de tirar foto, Alice e o papai devoraram.
ResponderExcluir