Cada vez que entro aqui depois de meses sem escrever, sinto-me em como se entrando num quarto escuro que não visito faz tempo. Entro, acendo a luz e vou direto para aquele sofá confortável, tão familiar. Fico ali sentada, observando os recantos do espaço. Os detalhes, as cores, as palavras. É assim que me sinto quando volto a escrever aqui: um retorno à casa. Sempre bom.
Dias atrás recebi kefir, "os bichinhos do iogurte", e temos produzido iogurte a cada dois dias. Um excelente iogurte! A questão é que sobra bastante, pois o consumo aqui no inverno é menor. Precisei pensar em uma receita para utilizar o que já tinha na geladeira. Procurei por panna cotta de iogurte e só topei com receitas com creme de leite e/ou leite condensado: duas coisas que não tinha em casa e que não estava disposta a usar, muito menos sair de casa, em pleno domingo, para comprar. Decidi arriscar uma receita que vi, tempos atrás na Ana Maria Braga. Ah, titia An'aria!
A receita é ótima pois não tem complicações: não vai açúcar, não vai leite condensado, não vai nem mesmo creme de leite... O que faz eu levar em conta que enfim, tecnicamente, não é bem uma "panna cotta", já que nata ou creme de leite não passam por ela. A sugestão que recebi foi chamar de Iogu Cotta... Vai que cola, né?!
Enfim, sendo panna ou não panna, eu gostei muito do resultado. É uma sobremesa leve e pouco doce. Do jeito que gosto.
Panna Cotta de Iogurte
Ingredientes
02 xícaras de leite
1/4 xícara de mel
01 colher (sopa) de essência de baunilha
03 colheres (chá) de gelatina incolor e sem sabor
600 gramas de iogurte grego - Usei o caseiro dessorado.
Em um potinho coloque a gelatina e umas 3 colheres (sopa) do leite. Coloque por 10 segundos no micro-ondas para dissolver. Em uma panela coloque o leite, o mel e a essência de baunilha, misture bem para dissolver o mel e leve para aquecer em fogo médio. Quando começar a levantar as bolhinhas na borda do leite, retire do fogo e incorpore a gelatina. Mexa para misturar tudo. Coloque essa mistura no iogurte, mexa bem novamente até ficar uma mistura homogênea e mais líquida. Passe por um coador para evitar possíveis pelotinhas de gelatina ou ainda de iogurte. Divida em porções individuais. Geladeira por 3 horas.
Você pode servir com mel ou alguma geleia de sua preferência.
Segue a gente lá no Instagram, tenho postado umas coisas bem legais e apetitosas por lá. Clique aqui.
Segue a gente lá no Instagram, tenho postado umas coisas bem legais e apetitosas por lá. Clique aqui.
Se você gostou do post comente e compartilhe
com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na
cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.
Parece muito bom mesmo! Eu também estou passando pelo mesmo processo seu! Com tanta coisa para ver nas redes sociais e o afazeres do dia a dia, meus blogs estão abandonados, nem mesmo tenho visto os das minhas blogueiras preferidas! Hoje tirei a tarde para as visitas... um beijo!
ResponderExcluirOi Carla! Já fiz panna-cotta de iogurte, com creme de leite e leite condensado, rsrs...gostei da tua sugestão, essa taça com mel é pra mim!
ResponderExcluirBjo e boa semana!
E mais saudável. Levo comigo.
ResponderExcluirBeijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/
Muito bom!!!
ResponderExcluirDas vantagens de ter irmã cozinheira e blogueira é poder experimentar essas delícias.
ResponderExcluirBlog cada dia mais lindo!
Vou fazer kkkkk
ResponderExcluir