Que sou eu

fevereiro 26, 2019

Castagnole

Carnaval chegando e não poderia deixar de falar de uma das tradições da cultura gastronômica italiana dessa época do ano: as friturinhas de carnaval.

A semana de carnaval na Itália sinaliza que você pode cometer o pecado da gula dias antes de entrar na Quaresma. Começa no giovedì grasso (quinta-feira gorda) e termina na quarta-feira da semana seguinte (martedì grasso ou quarta-feira de cinzas) onde comer a vontade é um jeito de carnavalizar a rotina, mas também uma maneira de eliminar, durante esta semana, todas as comidas boas da casa, principalmente as carnes, antes de começar a dieta da Quaresma. 

E as friturinhas de carnaval entram nessa tradição onde reinam soberanas, inclusive em versões salgadas. Cada uma das regiões possui suas receitas típicas que são basicamente variações de massas muito simples feitas com farinha, ovos e açúcar e fritas em óleo: Berlingozzi e cenci na Toscana, cicerchiata em Abruzzo, brugnolus e orillettas na Sardenha, galani no Vêneto, sfrappole na Emília Romanha, bugie na Ligúria, chiacchiere na Basilicata, struffoli e sanguinaccio na Campânia, crostoli em Friuli, frappe e castagnole no Lácio, pignolata em bianco e nero na Sicília e grostoi no Trentino... Só para citar algumas das especialidades. 

Aqui no blog já fiz os cenci, os bombolonitambém conhecidos como krapfen, os ravioli recheados com ricota e laranja (maravilhosos!) e os struffoli que também são tradicionais no Natal napolitano. Aliás, tenho a impressão que no Natal estes são decorados com frutas cristalizadas e no carnaval com confeitos coloridos, não tenho certeza.

Hoje trouxe para vocês as castagnole, que recebem este nome por serem bolinhos parecidos com castanhas, mas para nós brasileiros tem muito cara de bolinho de chuva, embora o processo seja um tanto diferente. 


Castagnole di carnevale

Ingredientes

250 gramas de farinha de trigo
01 pitada de sal
40 gramas de açúcar
50 gramas de manteiga em ponto de pomada
02 ovos
30ml de rum ou grapa
5 gramas de fermento químico
Raspas da casca de 1 laranja ou de 1 limão

Óleo para fritar.
Açúcar de confeiteiro para finalizar

Misture a farinha, o sal e o fermento. Reserve.
Em uma tigela faça a mistura líquida juntando os ovos, a manteiga, o rum. Acrescente o açúcar, misturando bem com um garfo até ficar um creme espumoso. Adicione as raspas de laranja/limão. Aos poucos adicione a farinha até o ponto de não conseguir mais misturar com o garfo. Coloque a massa na bancada e sove até resultar uma massa lisa e homogênea. Faça uma bola com a massa, cubra com plástico e deixe repousar na geladeira por 30 minutos.

Enquanto isso prepare a frigideira com o óleo, o papel absorvente para escorrer depois de frito e a travessa onde você vai colocar as castagnole

Coloque o óleo a esquentar em fogo baixo.

Passados os 30 minutos abra a massa e corte em tiras mais ou menos com 1,5cm de espessura. Corte essas tiras em pequenos pedaços e boleie para ficarem redondinhas. Frite em óleo quente (180ºC), escorra em papel absorvente e polvilhe açúcar de confeiteiro enquanto as castognole estiverem ainda quentes. 


Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

Um comentário:

  1. carla, já sei o que farei no carnaval!! E vou comer sem culpa, afinal é uma tradição italiana e preciso honrar meu sobrenome!rs...
    Bjo e boa semana!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.