Que sou eu

março 04, 2019

Migliaccio Napolitano [Torta napolitana de ricota e sêmola]

Semana de carnaval e o que se faz quando não se vai para bloquinhos? Comida de carnaval, oras.
Hoje apresento para vocês o  migliaccio napoletano, uma torta de ricota e semolina. 

Essa versão do migliaccio com semolina é uma tradição mais recente, já que a receita antiga era preparada com farinha de milho (daí seu nome migliaccio) e sangue de porco. Sim, o uso de sangue de porco era muito comum no preparo de muitos pratos, pois do porco nada se joga fora. E não vamos muito longe, eu gosto de morcilha de sangue, embora não coma há muito tempo. Era muito comum na minha rua, quando criança, a matança de porcos. Inesquecíveis as latas de banha e os torresmos frescos, crocantes e salgadinhos. Nham. 

Bom, foi justamente pela presença do sangue que a receita foi se modificando ao longo de sua história, principalmente com a ascensão da igreja, e depois da burguesia, que entendiam no uso do sangue, raízes pagãs. Os camponeses foram modificando a receita e substituindo o sangue por ingredientes mais refinados e de maior aprovação no meio urbano. O sangue de porco acabou dando lugar ao leite e as especiarias. A farinha de milho deu lugar à sêmola.

Aliás, essa receita perfumada e levemente doce lembra muito outra torta da tradição napolitana, a pastiera. Sobre a pastiera eu falarei mais próximo da Páscoa. Temos a Quaresma tooooda para tratar de outros pratos e assuntos. Uma coisa de cada vez. 

E por falar em Quaresma, o migliaccio é o doce preparado para a Quarta-Feira Gorda [materdì grasso], que é o dia que encerra a semana de carnaval e de gula que começou na quinta-feira da semana passada, o giovedì grasso.



Migliaccio Napoletano

Ingredientes

500ml de leite integral
500ml de água
50gr de manteiga
01 pitada de sal
Casca de 1/2 laranja
Pedaço de canela em pau
200 gramas de semolina (sêmola de trigo)

05 ovos
250 gramas de açúcar
01 fava ou 01 colher (sopa) de essência de baunilha
350gr de ricota passada pela peneira/triturada/passaverdura
(Tem receita fácil e boa aqui Se você vai preparar a ricota sugiro que faça um dia antes)

Açúcar de confeiteiro para decorar

Coloque o leite, a água, a manteiga, a casca de laranja, a canela e o sal em uma panela e leve ao fogo até começar a ferver. Baixe o fogo, retire a casca de laranja e a canela. Acrescente em forma de "chuva" a sêmola no leite. Com a ajuda do fuê misture a sêmola como uma polenta, por uns 5 minutos. Ela deve resultar uma massa cremosa e lisa. Retire da panela para que não continue cozinhando e cubra com uma película plástica. Deixe esfriar.

A sêmola estando fria, continue o processo.

Pré aqueça o forno a 200ºC. Prepare uma forma redonda (24-26cm) com manteiga e papel, no fundo e nas laterais.

Na batedeira bata o açúcar e os ovos, acrescentando eles um de cada vez. Adicione a baunilha e, em colheradas, a ricota. Agora é a vez de acrescentar a sêmola cozinha e aromática, também em colheradas. Na velocidade média da batedeira, vá adicionando a massa de semolina. Bata por uns 3 minutos para que fique uma massa homogênea. 

Despeje na forma e leve ao forno pré aquecido. Baixe a temperatura para 180ºC e asse por 1h. Se antes desse tempo a superfície estiver muito dourada, cubra a forma com papel alumínio para que não queime a superfície. 

Retire do forno e deixe esfriar. Fria ela fica mais consistente. Retire da forma e polvilhe açúcar de confeiteiro sobre ela. 

Dura 5 dias (se sobrar!) na geladeira. 



Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

Um comentário:

  1. Felice di averti scoperta! Hai un blog bellissimo!
    E come dicevo di la...un migliaccio spettacolare!
    Aurelia

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.